Início » Festival FICA 2016 » FICA anteriores » FICA 2012

FICA 2012

FICA 2012 – Festival Internacional de Cultura Alternativa

Imagem

Flor de Ouro – Chapada dos Veadeiros – Alto Paraíso de Goiás

Imagem

Nos dias 05 a 14 de julho de 2012, foi realizado na Flor de Ouro, no Vale do Moinho (a 12 km de Alto Paraíso), o FICA 2012 com o objetivo de divulgar, experimentar e celebrar o estilo de vida alternativo, ou seja, um modo de interação com o planeta e com as pessoas, que não segue os interesses ou tendências dominantes. Durante dez dias, aproximadamente 600 pessoas se reuniram em torno de idéias ligadas à sustentabilidade tanto ambiental, quanto humana. Com isso, os participantes tiveram acesso a diversas atividades teóricas e práticas nas áreas ambiental, cultural, social e educativa, além de muita música, dança, apresentação de malabares, feira de trocas, tetro com as crianças, banhos de rio, sauna a lenha, terapias e vivências. Os aprendizados foram muitos e o evento foi um sucesso. Os participantes puderam acamparam em áreas amplas, a comida foi farta e com opção de cozinha comunitária e lanchonete, os voluntários se encarregaram de suas respectivas áreas com responsabilidade e amor.
Imagem

Desta vez podemos fazer uma avaliação bem mais positiva em todos os aspectos. O evento foi 2/3 maior, mas com menos problemas, a equipe organizadora trabalhou muito bem e sem conflitos, o palco funcionou muito bem também, onde tivemos grandes momentos musicais. As oficinas, vivências e palestras aconteceram conforme planejado e vários participantes propuseram e realizaram atividades no decorrer do FICA. Muitas trocas foram realizadas, onde todos aprenderam e ensinaram em algum momento.

Quanto ao “I” do FICA, o evento já é realmente internacional, entre os Pre Ficas e o evento contamos com aproximadamente 30 nações representadas.

É importante nos livrarmos de paradigmas que não nos servem mais, todos contribuíram de alguma forma, com trabalho, apresentações, trocas ou financeiramente criando um evento harmônico, pacífico e farto.

Durante o evento ouvimos muitas vezes a palavra “gratidão” e sabemos que muitos foram sinceros ao expressá-la. Da nossa parte, eterna gratidão a todos os irmãos que entenderam a proposta e se integraram nesse trabalho de harmonização e embelezamento que foi o FICA 2012.

Falha houveram, mas preferimos focar no bem e melhorar sempre, pelo aprendizado que é possível aqueles que fazem. A energia coletiva pode funcionar como pressão ou aceleramento para que acordemos para o fato do maravilhoso compartilhar e que juntos podemos realizar coisas que sozinhos não seria possível. Cada vez que afirmamos o egoismo, reforçamos um elo de uma prisão que é invisível…

Gratidão Gratidão Gratidão! Por tudo bem aqui manifestado!

Muita gratidão as pessoas que participaram de uma forma linda nos dois eventos que fizemos, estão guardadas em nosso coração, sem vocês, sem o nós, não é possível.

Gratidão as pessoas que participaram de uma forma confusa e equivocada, essas pessoas fazem com que nos trabalhemos, tenhamos paciência, exemplificam o que precisamos evoluir juntos, e nos dão a oportunidade de ajuda-las através do espírito do evento e do espaço que é realizado.

Que o despertar flua, que o espírito de abundância seja compreendido, a partir daí trocaremos sem objeções e sim com gratidão!

Imagem

O  FICA  um espaço onde representantes de inúmeras tribos puderam divulgar suas ideologias. Foi de fato um espaço de troca, de mantras a música eletrônica, de yoga a reciclagem de lixo, da alimentação natural ao prana, de banho de rio com sauna, massagens, a curso de Diksha. Uma transformação para o corpo, a mente e a alma. A equipe foi guerreira e contou com amigos que assumiram áreas essenciais, como portaria, cozinha comunitária, coleta de lixo, lenha, limpeza, programação, lanchonete, loja de artesanato, transporte entre tantas outras que fazem o evento de fato acontecer de forma mais leve e fluida. Os palestrantes, oficineiros, músicos e artistas também brilhantaram o FICA 2012 com experiências. Importante falar que todos, inclusive a organização, trabalharam voluntariamente, onde cada um deu o melhor de si para o todo, sempre de forma leve e alegre, entregues a proposta.
Imagem

Esperamos que esse boa energia de troca seja difundida cada vez mais na sociedade, que visões alternativas avançadas surjam, que possamos ajudar, compor, criar recursos sem destruir a natureza ou seja a nossa própria espécie, o mundo de exploração, capitalismo, é um modelo ultrapassado, confuso, falso, controlador, ilusionista, malabarista e muito controlador para ainda existir nessa intensidade, controla as mentes.

Eterna gratidão a todos os parceiros do FICA que tornam esse sonho possível!!!!!!!